Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Florianópolis
06/06/2024
(Foto: Reprodução) Eleições municipais de 2024 serão realizadas no dia 6 de outubro. Legendas terão até 5 de agosto para deliberar sobre coligações e escolher, definitivamente, seus candidatos. Funciona Assim: O que faz o prefeito?
Os partidos já começaram a lançar pré-candidatos para a eleição que vai definir o prefeito de Florianópolis (SC) no período de 2025 a 2029. A votação acontece em 6 de outubro e algumas legendas já divulgaram nomes de pré-candidatos para a disputa.
A Justiça Eleitoral determina que o período para os partidos realizarem convenções e decidirem seus candidatos vai de 20 de julho a 5 de agosto.
O pedido de registro definitivo da candidatura deve ser feito até 15 de agosto. Por isso, o atual cenário ainda pode sofrer alterações conforme a movimentação política na cidade até estas datas.
✅ Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Confira os nomes anunciados como pré-candidatos até 6 de junho, de acordo com uma consulta feita pelo g1 junto aos partidos (veja abaixo).
Quem é quem?
A partir de informações dos partidos políticos, o g1 resume a seguir quem é quem na lista de pré-candidatos, com um breve perfil de cada um deles e o histórico de candidaturas.
Esta matéria é atualizada à medida que os pré-candidatos são confirmados.
Confira os nomes (em ordem alfabética):
Dário Berger (PSDB)
Dario Berger, de 67 anos, foi prefeito de Florianópolis por dois mandatos, entre 2005 e 2012, e prefeito de São José, na região metropolitana, entre 1997 e 2000. Foi senador entre 2014 e 2022, mas não conseguiu a reeleição. A filiação ao PSDB aconteceu em abril deste ano. Dario retorna à legenda em que foi eleito para o primeiro mandato à frente da capital.
Dário Berger (PSDB)
Jane de Araújo/Agência Senado
Marquito (PSOL)
Engenheiro agrônomo e mestre em ecossistemas por formação, Marcos José de Abreu, o Marquito, é deputado estadual no primeiro mandato. Já foi vereador de Florianópolis por seis anos, sendo o parlamentar mais votado nas últimas eleições municipais, em 2020. Nos seus mandatos, tem como bandeira prioritária a defesa da ecologia e a Justiça Social.
Marquito (PSOL)
Alesc/Divulgação
Pedro Silvestre "Pedrão" (PP)
Pedro de Assis Silvestre, de 36 anos, usa o nome político de "Pedrão". Empresário e formado em administração pública, já foi vereador de Florianópolis por dois mandatos, entre 2013 e 2020. No último ano na Câmara, se candidatou à prefeitura da capital, ficando em terceiro lugar. Em 2022, concorreu novamente, ficando na suplência do partido para o cargo de deputado estadual.
Pedro Silvestre, o "Pedrão" (Progressistas)
Câmara Municipal de Florianópolis
Topázio Neto (PSD)
Atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto assumiu o cargo em março de 2022 após o então titular, Gean Loureiro, renunciar ao cargo para concorrer ao governo. Com 62 anos, Topázio é empresário e construiu a carreira no setor privado, sendo fundador de uma das maiores empresas de tecnologia de Santa Catarina. Será a primeira disputa como titular de uma chapa.
Topázio Neto (PSD)
Câmara Municipal de Florianópolis/Divulgação
Vanderlei "Lela" (PT)
O ex-vereador Vanderlei "Lela" marca o retorno do PT a uma candidatura majoritária na capital, que não acontecia desde 2008. Graduado em gestão pública, foi eleito vereador em 2012 e 2016. Também atuou como secretário de Cultura de Florianópolis, deixando a pasta em 2017.
Vanderlei Lela (PT)
Câmara Municipal de Florianópolis
Reveja os VÍDEOS mais assistidos do G1 SC